Livro para quem realmente precisa de livros.


Esse final de semana acontece mais um evento para promover o livro. Será? São Bienais, Simpósios, Congressos tudo pretensamente para promover o hábito de ler. A nova investida chama-se Primavera dos Livros e acontece no Centro Cultural São Paulo de quinta 25/09 (ontem) a domingo (28/09) e tem o propósito de se contrapor ao gigantismo da Bienal do Livro.

Eu desconfio muito dessas iniciativas, e falo como bibliotecário. A cena é sempre a mesma, editores vendendo seu peixe, leitores embasbacados achando tudo lindo, palestras cujo a análise da realidade se compara a contemplação de um aquário, e o mais importante que são os NÂO LEITORES muito longe do local.

O livro continua caro, a escola, com raras excessões, continua matando o livro como referencia na vida de crianças e adolescentes, as livrarias ficam cada vez mais com cara de shopping center, bibliotecas públicas buscando uma identidade ja há muito perdida e as editoras continuam vendendo livro para o governo.

Esses eventos são também muito parcimoniosos em promover descontos e a real popularização do livro, festa de brodagem, para poucos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: