Billy Childish: multimídia? Sobre este termo ele diria: Fuck Off!


Nascido William Charlie Hamper, em 1959 na região de Kent ao sudoeste de Londres, e depois apelidado por amigos como Billy Childish. Desde da época do punk  Billy escrevia fanzines onde publicava suas poesias e  idéias sobre arte.

A inquietude de Childish fez com que se envolvesse em várias frentes no seu trabalho como artista, tendo a visceralidade como tônica em todos eles. Seus traumas: pai alcoolatra, vítima de pedofília por um amigo da família aos nove anos, dislexia, acabaram sendo combustível para uma obra autofágica.

Em cada forma de expressão em que está envolvido: poesia, pintura, música, cinema (super-8) ele coloca fortes elementos autoconfessionais, não separa a vida pessoal de sua arte.

São dezenas de discos, quarenta livros de poesia, romances ((em1980 Billy fundou sua própria editora, Hangman Books & Records) e pinturas que não estão em galerias, que são negociadas por ele próprio.

Formou como cantor e guitarrista várias bandas da cena punk: Thee Milkshakes, Thee Mighty Caesars e Thee Headcoats, mas sua primeira banda foi o Pop Rivets. A base de todas: blues e rock and roll básico.

Em 1999, Childish fundou com Charles Thomson – um dos poetas de Medway – o movimento Stuckista. A intenção era se contrapor aos movimentos pós-modernos da arte britânica, valorizando a pintura em detrimento dos vanguardismos excessivos e do atrelamento ao mercado.

Atualmente ele defende as suas bandeiras ao lado dos Thee Buff Mudways, sua banda suporte. É interessante observar a tenacidade com que defende suas idéias estéticas e políticas à revelia dos apelos de mercado e dos hypes diversos.

Para saber mais: http://www.billychildish.com/home.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: