Norman Whitfield e James Jamerson e os Funk Brothers : um bom pedaço da história da música black.


Faleceu no ultimo dia 16 (setembro) o produtor Norman Whitfield, nome intimamente ligado a história da gravadora Motown. Nascido no Harlem, emblemático bairro de Nova Iorque, a Norman é creditado o formato de som que a gravadora apresentou ao mundo a partir do final da década de 50.

Junto com o fundador da Motown, Berry Gordy’s, lançaria ao mundo nomes como Supremes, Tempatations, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Smokey Robinson…

Compôs e produziu petardos do r&b e soul: “War,” “Just My Imagination (Running Away With Me)”, I Heard It Through the Grapevine, “Ain’t Too Proud to Beg,” “Papa Was a Rolling Stone”.

A morte de Norman, porém nos faz lembrar de um outro personagem e uma banda esquecida que deu musculatura e alma para o som da Motown: James Jamerson e os Funk Brothers.

Os caras fizeram a parte instrumental de todos os hits emplacados pela Motown em sua fase de Detroit (1959 – 1971). A partir de 1972 a gravadora se mudaria para Los Angeles.

James, nasceu na Carolina do Sul e foi para Detroit em 1953. Exodo rural,  essa migração começaria a dar forma à popularização da música negra americana. A fusão de sons (blues, rock, jazz) que desembocaria no r&b, rendeu hits como os citados acima.

James e os Funk Brothers ,músicos de jazz recrutados por Gordy para o background dos futuros sucessos da Motown, junte-se a eles Norman, resultado: fábrica de hits.

O inconfundível som de baixo das musicas da Motown marcam a presença de James na história da música. O hit Bernadette com o Four Tops é um grande exemplo, groove do fundo da alma.

James morreu em 1983, reverenciado por ter criado um jeito de tocar contrabaixo e dar novo relevo à música popular a partir de então.

Norman + James um bom pedaço da história da black music.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: