Fausto Canova


No início de 2009 passou despercebida uma grande perda. Trata-se do radialista Fausto Canova, que faleceu no dia 03/01. A notícia foi praticamente ignorada pela  imprensa, eu mesmo soube através do blog do Airton  Mugnaini Jr: http://ayrtonmugnainijr.blogspot.com/2009/01/fausto-canova-19332009.html , seu nome merecia maiores reverências.

A morte de Fausto Augusto Battistete  simboliza o fim de um jeito de fazer rádio.  Ele era um radialista que se envolveu com a cena musical brasileira em momentos capitais, escrevendo, divulgando e ajudando a fazer história. Seus programas deixavam esta experiência evidente. Os tempos são outros, a rádio vai se esvaziando numa fantasiosa “objetividade” jornalística e o resultado disso é terrível.

A historia do casamento de Canova é lapidar e reforça o seu envolvimento completo com o rádio. Sua esposa,Sonia, curtia os programas apresentados pelo radialista  na Rádio Bandeirantes, e através de um amigo que lá trabalhava, conheceu em carne e osso a voz cultuada. Casaram. Ela o acompanhou  a vida toda, até faleceu há quatro anos.

Nos ultimos anos, mesmo sofrendo de Alzhaimer, ele apresentava e dirigia o programa Estúdio 1200 na Rádio Cultura AM de São Paulo. Nesse programa  mesclava entrevistas, notícias sobre o mundo das artes e uma programação musical ímpar, principalmente se comparada a pasmaceira vigente nas rádios. E foi assim em sua carreira toda.

Procurei registros da voz de Canova pela web e não achei, pasmem, não achei ao menos uma foto dele sozinho, retrato do descaso sobre a história de um homem que como poucos respirava rádio. Quando eu achar algo anexo nesse post. Lamentável.

Fausto Canova  1933 – 2009

Anúncios
24 comentários
  1. Infelizmente outros “esquecimentos” surgirão. O Brasil não se preocupa com os que fizeram e fazem história com dignidade profissional. A mídia, lamentavelmente, só abre espaço para os temas vexatórios.
    Descanse em paz, Fausto.

    • Neide Ganimi disse:

      Fausto Canova foi um radialista que nunca abriu mão de suas preferências musicais e foi fiel a si mesmo até o fim da vida. Minhas primeiras lembranças dele são do tempo em que fazia um programa de fim de tarde na Rádio Bandeirantes, onde apresentava jazz e bossa-nova. Acho que foi ele um dos primeiros a exaltar a bossa-nova que, ainda menina, aprendi a gostar. Foi lá que ouvi Wilson Simonal interpretando bossa-nova (Lobo Bobo, Vagamente…).Seus comentários, privilegiando sempre a qualidade dos últimos lançamentos, moldaram um pouco a minha sensibilidade musical. Era um mestre.

  2. Ricardo Queiroz Pinheiro disse:

    Guará,

    Canova era um lutador, homem de brios e convicções, e tinha várias paixões. Conheço um senhor aqui de São Bernardo que como Fausto,é fissurado em western, e participava junto com ele de um fã clube do genero que fica na Vila Mariana. Grande voz e grande homem.

  3. antonio barbosa filho disse:

    Triste notícia, que só recebo agora. Perde a música, perde o rádio.

  4. JOSE MARIA PEREIRA disse:

    Fausto Canova inebriava os sentidos desse jovem rapaz agora já quarentão.
    A Radio Cultura AM chegava com alguma dificuldade à minha cidade.
    Valeu mais que muitos professores e shows que assisti ao longo da vida.
    Um belissimo exemplo de opçao profissional de trabalho.

  5. O descaso é total…meu pai tbém foi um radialista famoso..que hj não é citado nem d elonge pela Globo.
    Abraços carinhosos pr ati.

  6. Ricardo Queiroz Pinheiro disse:

    Lia,

    a lista dos esquecidos é, realmente, muito grande. Conferi seu blog, muito bacana.

    obrigado pelo comentário!

  7. Grato pela mennção! E também epdemos GEraldo Blota, inclusive co-autor da marcha “Ói Nópis AquiTra Veis”.

    Um e-abraço,

    Ayrton

    • Ricardo Queiroz Pinheiro disse:

      Pois é, mais um que se vai. Membro original da antológica Mesa Redonda com Milton Peruzzi, Peirão de Castro e companhia.

  8. Lincoln disse:

    Tive a sorte de ouvir nos anos 80 os “Disc Jockey à moda antiga” como Walter Silva, Maurício Kubrusly (difícil imaginar que é o mesmo q faz aquelas matérias no Fantástico mas todo mundo precisa pagar as contas…), Fausto Canova etc que se não formaram influenciaram bastante o meu jeito de perceber música. Fausto o q mais durou dos 3 no ar, pelo menos para mim, depois foi para a rádio Cultura. Era difícil ouvir essas rádios em Belo Horizonte pelas sofríveis ondas curtas mas eu me sinto um privilegiado por ter sido contemporâneo desses caras! Pobres dos q vieram depois e estão expostos a toda sorte de lixo q é tocado hoje em dia à custa de muito jabá! As minhas mais sinceras reverências, minha atitude de respeito e sentimento de saudade ao grande Mestre Fausto Canova que não teve uma vida em vão: deixou sua marca em várias pessoas refinando gostos naquilo q é uma das maiores criações (e um dos maiores prazeres da vida) do espírito humano, a música e isto certamente garantiu-lhe um lugar no céu (caso exista um!)
    Muito Obrigado.

  9. Mariza Helena Cortezi disse:

    Fausto Canova foi um dos meus “professores”. Nascida em São Paulo,durante minha adolescência,foi ouvindo rádio que aprendi muito sobre a música popular brasileira e sobre músicas de qulidade. Lembro-me dele no Show da Manhã, na Jovem Pan, na Rádio Cultura. Até hoje sou viciada em AM, mas morando no interior paulista (Dracena), muito pouco posso usufruir de programas de qaulidade. Saudades…

    • Ricardo Queiroz Pinheiro disse:

      Mariza,

      a voz do Canova era marcante, unida à magia do rádio, proporcionou momentos realmente inesquecíveis.

      abraços

  10. Fausto Canova,

    Um radialista brasileiro que foi para a terceira dimensão. Mas uma voz que ficará para sempre em nossos corações.
    Descanse em Paz.

    Jornalista Marcos Carvalho
    Alagoinha do Piauí – Piauí

  11. AGORA DESCOBRI ESTE SITE E DEVO DIZER O SEGUINTE;;;;;TRABALHEI DURANTE 14 ANOS COM O CANOVA NA CULTURA E ELE NÃO TINHA ESSE TAL DE ALZHMEIR……O FAUSTO TEVE SIM UM PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS…..OPEROU E INFELIZMENTE PERDEU AQUELE VOZEIRÃO….MESMO LONGE DO (MICROINFAME COMO ele dizia)ESTEVE LÚCIDO, BRINCALHÃO E PELO QUE LEMBRO NÃO TINHA ESSE MAL DE…….UMA GRANDE HONRA E UMA FELICIDADE MAIOR AINDA TRABALHAR COM … FAUSTO O CANOVA……

    ABRAÇOS osvaldinho zarameli

  12. ODAIR SPOSITO disse:

    Somente hoje fiquei sabendo da partida de Fausto. Sua voz jamais sairá de minhas lembranças.

  13. jose luiz disse:

    Minhas férias eram sagradas. ouvir studio 1200 na cultura am. isso é simbolode férias na casa de minha mãe na zona norte de são paulo. lá fiquei sabendo do museu da pessoa sobre o clube de esquina. eventos na hebraica e tantas outras coisas diferenciada. além da magia do rádio e da voz desse amante do bom.RIP

  14. Antonio C. Novelli disse:

    Estou chocado e triste, fiquei sabendo hoje (27/10/09) que o Fausto faleceu, eu também o ouvia todas as manhâs na Jovem Pan (show da manhâ) e também na Cultura AM. Concordo inteiramente com que foi comentado acima pois é incrível a falta de consideração que a midia tem com os velhos batalhadores do mundo artistico e, em geral, lembran-se do Helio Ansaldo? faleceu e quáse ninguem ficou sabendo. E o Padre Godinho? o Murilo Antunes Alves, sei que está vivo e bem mas, ninguem da notícias dele, o homém alem de grande jornalista, é advogado dos bons, tem um grande senso de humor etc, tai…hoje, todo mundo é jornalista inclusive essas “menininhas” que se metem como apresentadoras de teles jornais meu deus o que acontece com nossa sociedade…

  15. Vicente disse:

    Se alguem souber o nome, nº do telefone, ou endereço, do parente que está cuidando dos bens
    do Fausto Augusto Battistele, por gentileza queira me informar.Obrigado..

  16. irani disse:

    Aquele antigo programa anos 60, ritmos da Broadway era comandado pelo pelo Fausto Canova,era maravilhoso. Gostaria que alguem viesse a confirmar. grato

  17. José Arruda Paes disse:

    “Canova bossa” era o título de um de seus programas. Ilustre voz da era grandiosa do rádio brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: