Samba de raiz, da folha, do caule, do fruto, da árvore toda.


O samba nasceu nas misturas de danças e cantos de africanos e seus descendentes, não se sabe no Recôncavo Baiano ou no Rio de Janeiro. Se assim foi, teve vários pais, mães e origens. Sua beleza ritmica e os lamentos forjaram uma música robusta, seminal e que permaneceu. Mas samba é coisa de povo, e sendo coisa do povo, sofreu rejeição e preconceito. Os sambistas foram perseguidos pela polícia e ele era considerado nas boas casas de família como música fuleira. Mas isso era nos primórdios, agora na nossa democracia racial, as classes se uniram e todo mundo samba junto e contente? Não é bem assim.

“Os bem pensantes” para se diferenciar da “caterva popularesca”, criaram o termo “samba de raiz”, e assim consagrou-se o estilo do samba de gente fina. Vira e mexe a gente flagra alguém falando assim: “Eu gosto de samba, mas tem que ser samba de raiz!”. Que raio de samba de raiz é esse? O termo em si é até usado, em certos momentos, com boa fé.  Mas as intenções nem sempre são claras.

Existem algumas “teorias” a respeito: para uns é o samba que tem uma poética diferente, um samba puro, sem misturas, que não foi “infectado” pelas promiscuidades comerciais da industria cultural. Para outros é o samba praticado nos anos 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 00 e que mantém “as características” de um samba feito sei lá em que década, mas é de raiz. E também tem aqueles que acham que samba de raiz são aqueles regravados por exemplo pela…Marisa Monte ou por qualquer outra diva de plantão. Vai entender. Não pode ser só samba tem que ser samba de gente inteligente. A quem serve essa distinção?

Para mim samba é samba e tem a elegância dos impuros, os bambas sempre misturaram tudo ao samba, tudo que puderam, Geraldo Pereira (o avô musical de Jorge Ben) sincopou o samba e levou-o para um rumo diferente, Noel era branco e foi fazer samba, qual era a raiz de Noel? E se os instrumentistas dos trios de bossa nova não tivessem misturado o samba ao jazz e ficassem procurando a raiz, saíria alguma coisa?

O Jorge Ben é um exemplo, é sambista, mas não purista, swingou à sua maneira e reinventou o samba no início dos anos 60. Jorge Ben consagrou o samba balançado e esse deu origem às formas mais comerciais do samba pop contemporâneo. Você pode não gostar, mas é samba. Muitos desses sambistas que os consumidores puros e sofisticados do samba odeiam, são filhos dessa corrente chamada samba rock que gerou variações mais comerciais.

E o samba nunca deixou de ser samba.

Samba amaxixado, samba-canção, partido alto, pagode, samba rock, gafieira, samba de terreiro, samba-jazz, samba-rap, samba-reggae, separados ou misturados, são os estilos do samba. E o samba segue impuro, pois se fosse depender de pureza ele nem nascia, e é essa a sua verdade.

Muitos querem o samba de raiz, mas para quê? Para mim o samba, é a raiz, o caule, a flor, o fruto, o samba é a árvore toda.

arvore_nsanda

Anúncios
5 comentários
  1. Liu Sai Yam disse:

    Grande Ricardão.

    João Gilberto, bossa nova, Chico, Tom Jobim, Elis…
    Na vera, tudo samba!

  2. roseane santos disse:

    olá ricardo, sou cantora e trabalho com um grupo de samba em curitiba chamado serenô. algumas vezes durante o ano de 2009, depois de ler seu artigo, citei vc e seu pensamento sobre o samba de raiz. aqui passamos por uma fase, acho que como em muitas partes do brasil, do samba em primeiro plano. bom, muito bom, mas volta e meia temos que ouvir comentários sobre o samba de raiz e o samba do rio. meu trabalho com o serenô faz um panorama que vai do samba de roda ao samba que a gente compõe, passando pelo amaxixado, o samba de terreiro, o samba com mistura de calango… um pouco do muito nesse universo do samba. na nossa formação além do 7 cordas do cavaco e 3 percussionistas, com atabaques, surdo, pandeiros e molhos temos uma gaita ponto tipicamente gaúcha. além das vozes fazendo um coro bem bonito. passei por aqui só pra dar um oi e agradecer por esse texto que nos deu uma luz sobre o tal samba de raiz… da folha, do caule, do fruto e da arvore toda. abraço

    • Rosane,

      tudo bem?? como disse no texto: o samba é a arvore toda. Legal fazer seu som sem medo dos patrulhas e dos ditadores de regras do bom gosto. Alias, se vc puder mandar um link para que eu possa conhecer e divulgar o som de vcs, seria legal. Abraços e bom 2010.

  3. Heleno Sanches Mello disse:

    POR FAVOR: ONDE CONSIGO A LETRA DA MÚSICA -UM SORRISO AMIGO- CANTADA POR JOEL TEIXEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: