“Paraíso da literatura sem Biblioteca Pública.”


O que vocês acham de um local que sedia um evento literário há dois anos, o último aconteceu em junho passado: http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/Mantiqueira/index.html, e  não possui uma biblioteca pública?

Nele existe sim, uma biblioteca comunitária:http://www.bibliotecasolidaria.com.br/ bravamente organizada e mantida pelo bibliotecário Sidnei Pereira da Rosa, sem apoio de nenhuma esfera do poder público.

Essa é a situação da bela São Francisco Xavier, subdistrito de São José dos Campos, onde é organizada há dois anos o Festival da Mantiqueira, resposta paulista á FLIP.

Não sei se é omissão da Prefeitura de São José dos Campos, do Governo do Estado de São Paulo ou das duas partes. Mas é paradoxal a cidade receber Cristovão Tezza, Milton Hatoun, Moacir Scliar, Alice Ruiz, etc, e não possuir, nem fomentar um espaço público que promova a leitura.

Será que “São Paulo Um Estado de Leitores” pensa que uma Biblioteca Pública não é importante no desenvolvimento de ações para a promoção de leitura em uma cidade?

Se é assim que pensam as autoridades, ao menos poderiam ser solidários com a Biblioteca Solidária da cidade, que é mantida por doação de particulares.

Lembrando que garantir uma ação de fomento à leitura, não é só doar livros, mas principalmente investir em mediação da leitura e garantir ações permanentes.

Fica a sugestão para que os gestores e  agentes de leitura do estado reflitam e tomem atitudes sobre essa incoerência.

Ah, a cidade é muito bonita e acolhedora!

2 comentários
  1. Carmem disse:

    OI, Ricardo. Li, concordo e divulgarei no twitter.
    Beijo!

  2. cris disse:

    Oi! li 2 ou 3 posts e já adorei ao ponto de deixar um alô!
    voltarei.

    abs,
    Cris.

Deixe um comentário