A canção do Napster


No século do progresso
O revólver teve ingresso
Pra acabar com a valentia

(trecho de Século do Progresso – Noel Rosa – 1934)

Tamanho do disco: 285 GB (307.071.889.408 bytes), 64.327 arquivos em 6117 pastas. Criado na segunda-feira, ‎10‎ de ‎agosto‎ de ‎2009, ‏‎11:39:55h. Não estranhem, eu não acionei algum comando que transferiu esses dados acidentalmente para o post, esses dados se referem ao tamanho da pasta de música do meu pc. Vocês acham que eu estou querendo me arvorar da quantidade ou querendo  colocar à disposição da RIAA (Recording Industry Association America) dados para um processo? Nada disso. Em pouco mais de um ano acumulei todos esses arquivos. Adquiri esse pc ano passado. Só que a história vem de muito antes, final de 1999.

Em 1983 o The The, banda inglesa de um componente só, protagonizada por Matt Johnson, lançava o álbum Soul Mining, logo depois uma das faixas desse disco virou hit nas casas noturnas da época. No Madame Satã quando tocava Uncertain Smile – versão 45 (remix) a pista se enchia das figuras que ali frequentavam, alias essa era uma das músicas que pluralizava a pista. O remix ouvido hoje soa meio tosco, com os loops (recursos de colagem musical) e sobreposições que atualmente parecem rudimentares. O disco era uma lenda, alguns djs o possuiam, e rolava uma conversinha de bastidores sobre a possibilidade de conseguir uma cópia em fita cassete. Era 1984. Um momento apropriado para colecionadores exclusivistas, que de alguma maneira tinham acesso a discos e gravações (não esqueçamos que estes foram a base da grande coleção virtual que estaria por vir). Para a maioria o jeito era se contentar a ouvir algumas coisas nas pistas, milagrosamente gravar algo em programas de rádio ou ter amigos colecionadores e generosos (coisa rara).

Não cheguei a pegar esse remix, bolacha na mão. O registro que consegui foi numa calejada fita Scotch que funcionou até a estafa e definhou. Ficou como peça de colecionador. Vamos cortar para uma noite qualquer de 1999. Num bate papo da vida (chats à época) conversando sobre música, alguém me falou de um programa chamado Napster. Estranhei o nome, estranhei também o objetivo. Baixar músicas para o computador. A possibilidade não era tão improvável. Mas como funcionava isso? Com dificuldade consegui o programa, não a dificuldade de achá-lo no mundo virtual, mas sim de conseguir baixá-lo, já que a conexão discada, unico recurso de então, transformava todo download numa longa novela venezuelana. O Napster veio, com ele as interrogações e uma certa incredulidade. Era o P2P invadindo a minha vida, presente de Shawn Fanning, um garoto de Massachussets. Antes disso a revolução compressora do MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) pelo MPEG (Moving Picture Experts Group) em 1995, pavimentaria o caminho.

Foram vinte e três minutos e duas quedas de conexão ( e os devidos reinícios), ainda por cima uma procura pelo destino do arquivo, pois não configurei o destinação da pasta. Achei a past music e nela os mais de 9 minutos e tantos bytes da canção perseguida. Era o meu primeiro MP3 arquivado. Fim de uma era, começo de outra? Não vou ficar especulando sobre relevâncias e revoluções. O fato é que aquela noite mudou minha relação com a música, e claro, com a maneira de acessá-la.

O momento imediatamente posterior foi de euforia. Cada música que vinha para a HD trazia consigo um corolário de lembranças e histórias e principalmente de desejo reprimido (rs). A coleção foi aumentando, e os nomes dos programas P2P modificando: Kazaa, AudioGalaxy, Morpheus…nesse tempo todo foram algumas HDs, milhares de arquivos, solos, canções, barulhos, melodias… O intervalo entre ouvir falar e ouvir uma banda , música ou lançamento foi se estreitando até o limite. No momento ouvimos músicas até antes dela serem lançadas. A instantaneidade venceu a exclusividade, os colecionadores e preciosistas lamenta(ra)m o final do latifúndio improdutivo. Compartilhar é a tônica, legal ou ilegalmente.

Como disse no início, tenho nesta data mais de sessenta e quatro mil músicas em meus arquivos, confesso que parte dela não consegui ouvir, talvez nem o faça. A primeira delas tem o sentido totalmente diferente do que tinha quando a ouvia nas pistas dos inferninhos oitentistas, e também, no momento do primeiro download. Este é um retrato direto e sem maneirismos da presença da tecnologia em nosso universo sensível. A velocidade, a mudança e os regozijos de acessar com rapidez o que gostamos e descobrir coisas novas. As bases dessa história são as canções e a liberdade que existe e deve ser preservada e ampliada na rede, a matéria prima que o progresso muda e  ao mesmo tempo preserva.

7 comentários
  1. stemamo disse:

    Legal demais este post Klaxon!

    E no comecinho de 2000, acabávamos de nos mudar para BH e vc apareceu lá com esta novidade. PQP! Era música a música, uma emoção atrás da outra, lembranças de épocas passadas, das músicas que ouvíamos o kbeça gravar para cassestes, todas muito bem equalizadas. Do Hermes, que era um desses raros colecionadores junto com o kbeça, o Gerson e você, que compartilhavam os trunfos, dividindo aquele tanto de vinis.

    Me lembro até hoje de uma das primeiras faixas que baixamos e marcou a mudança para BH e sua visita, tinha acabado de entrar na FUMA, putz. Somewhere in my Heart, do Aztec Camera. Ahahaha que loko!

    Grande abs!

  2. marinildac disse:

    ai, não me lembre! um nerd desses bem distraídos formatou meudiscoD junto com o C e perdi todas as músicas que formaram meu caráter. até hoje sofro quando lembro.

  3. César disse:

    hahaha, bom post.

    bem, nessa coisa de musica + pc sou relativamente novo, comecei com o limiwire ja, tenho pc e net banda larga faz menos de 3 anos, mas de fato, todo download concluido é sempre sucedido da vontade de baixar mais.

    bom blog, continue sempre assim, gordinho.

  4. Val. disse:

    Porra, lindo texto.

    O Napter foi meu melhor amigo por muito tempo. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi o Radiohead cantando “Black star”(acoustic). Acho que foi mais ou menos o que vc sentiu quando ouviu o The The. No meu caso, músico amador, o resultado foi mais devastador ainda -Aquela experiência abriu-me os olhos para uma séria de possibilidades que eu até então desconhecia completamente.
    Depois vieram as noites em claro, os convites para reuniões e baladas declinados… Mas isso já é outra estória.

    Lindo texto!

    Abraços, maestro!

  5. Sonia disse:

    Que delícia de post.
    Como disse o stemamo, o napster marcou nossa chegada a Minas.
    E quanta coisa foi baixada, mesmo em velocidade lenta, conexão caindo, mas quando a música era completada parecia um sonho.
    Muito bom lembrar.
    Beijos

  6. Manuel disse:

    O pessoal mais novo vai estranhar essa história de fitinha rs

    Pois é, eu fui vítima desses “latifundiários”. Eu queria rever alguns desenhos animados da minha infância e eu sabia de um cara que guardava alguns episódios. Quem disse que ele deixava alguém ver? Uma coisa maluca.

    Hoje, felizmente, dá para ver tudo na net.

    Abraço

    Manuel

Deixe um comentário

