Waltel pelas ruas de Curitiba


Noites atrás papeando com a Pih Morais (boa amiga de Curitiba), e ela começou a me contar algumas histórias do guitarrista e violonista Waltel Branco. Waltel mora próximo dela, e vez em quando eles compartilham um taxi de volta para casa, invariavelmente, saídos de noites musicais. Waltel não é apenas amigo de uma amiga. Waltel é simplesmente mais um músico genial esquecido pelo Brasil. A música e o músico tão laureados no país, são também facilmente esquecidos. Esta retórica já encheu, não? Então, vamos aos fatos.

Waltel nasceu na cidade de Paranaguá, em 1926. Envolvido com música desde sempre, foi tocar em Cuba e EUA no final da década de 40. Integrou a banda do batera Chico Hamilton e ladeou Perez Prado, Mongo Santamaria. Estudou violão na Espanha com Andre Segóvia. Foi um dos bruxos formadores da bossa nova, dentre os que que não receberam os lucros. Maestro, violonista, arranjador, fez trilhas de filmes, tocou com pseudônimos (Airto Fogo por exemplo), música de novela, swingou, harmonizou, colocou violão e guitarra nos sulcos mais improváveis e nos mais selecionados. Mas o importante é que Waltel esta vivo lá em Curitiba, esperando para ser homenageado, valorizado, lembrado e reconhecido, e como dizia o Nelson Cavaquinho:

Sei que amanhã
Quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora.

O Waltel ta aí e sua música em belos e variados registros. De vez em quando ele pega o taxi com a Pih Morais para voltar para casa. Waltel e sua música, não precisa de compaixão, nem frases piegas, esta lá prontinho pro Brasil ser um pouco menos hipócrita.

1 comentário
  1. é sempre um momento dificil, parabens pela coragem de expor-se

Deixe um comentário

