Mick Karn e suas seletas parcerias.


Andonis Michaelides nasceu no Chipre em 1958, anos depois já em Londres, se apresentaria como Mick Karn e integraria uma importante e influente banda chamada Japan (com David Sylvian, Richard Barbieri e Steve Jansen) influênciados por Roxy Music, New York Dolls, Bowie, enquadrados como banda new romantic pelo senso comum da época.

Mick colaborou durante seu período no Japan, e em especial, após a dispersão do grupo, com uma gama variada de músicos: Gary Numan, Peter Murphy (com quem montou o Dali’s Car), Ryuichi Sakamoto, Bill Nelson, Kate Bush, Midge Ure, David Torn, Porcupine Tree …

Cravou nestes registros seu baixo (quase sempre fretless) com ecos de jazz, soul e pinceladas de várias partes do mundo. O parceiro e amigo, David Torn, um dia afirmou que Mick seria um “Bootsy Collins vagando pelo Marrocos”. Com Torn e Terry Bozzio, ele gravou em 1994 o excelente Polytown, que vale a busca.

Uma curiosidade para nós brasileiros: em seu primeiro álbum solo, Titles (1982), ele fez uma cover um tanto inusitada de  A Distância (Roberto Carlos) que virou Sensitive. Pelo pude apurar seria uma música que Mick gostava na infância, mas o que importa? O cidadão era um grande músico, com senso apurado e a música tem uma melodia bonita, esta é a verdadeira ligação.

Mick Karn, faleceu ontem (04/01/2012) aos 52 anos, vinha lutando contra um câncer desde final de 2009. Foram mais de dez discos solo, além das colaborações citadas (fora as esquecidas). Um legado invejável e pronto para ser (re)descoberto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: