“Viva o futebol brasileiro”


E dizer que pra começar uma pelada é necessário uma bola, ao menos uns três comparsas e este espirito cultivado há muitos anos, desnecessário.

O futebol é fácil como as coisas que sentimos sem burilar demais. É o gol, o passe, a corrida, o gesto companheiro…o xingo e o desabafo.

Basta uma tarde de belezas. A beleza pode ser chuvosa, seca, na sombra, asfalto áspero, areia fofa, terra. E claro, sempre o jogo que não se quer perder, pra depois esquecer tudo.

Horas inteiras registradas na vida, marcadas por um objetivo simples partido em dois: fazer e evitar o gol. A vida complicada nos divide em tantos, por isso o amor ao futebol.

Naquele momento você muda o nome, vai e volta no palco delimitado por dois arcos, metas simuladas. E seu nome é o do craque do momento: Enéas, Zico, Socrates, Falcão, Romário, Neymar…os todos, os múltiplos sonhos.

E a nossa fantasia se funde ao outro e mais outros. E daí vem passes trocados, caneladas, escanteios e gols da vida, o sonho coletivo marca aquelas “tardes”.

E o futebol é o lusco fusco de nossas histórias, de malabarismos inventados, gols nunca feitos e de contendas imaginárias. A nossa cancha de sonhos narrados.

Partidas longas, intermináveis. Vira cinco, acaba dez, a revanche, a nega, e o desejo enorme de que aquela vida nunca acabe, como reforço a displicência de não saber que são momentos únicos.

Ao fundo a mãe gritando seu nome no diminutivo, chamando pra casa, é o apito final do juiz. Imagem e som inesquecíveis.

E de verdade: nos bastam a bola, a trave sem rede, a rapaziada, a tarde vadia e o desejo incontido de vencer o mundo todo.

20120722-112610.jpg

Anúncios
1 comentário
  1. Ricardo,

    As partidas do futebol são sempre intermináveis, tá no sangue esta paixão pelo futebol, não tem jeito, paramos pra ver, torcer, gritar, viver aquele momento, nem importa se o jogo é oficial ou uma simples pelada,

    Arnobio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: