“A banca”


O garoto chegava querendo ser invisível dentro da banca de jornais, terça feira, o futebol do final de semana tava todinho narrado na sua cabeça. Mas ele queria as imagens, os relatos escritos, a revista Placar.

O radinho da pilha registrava de primeira, gols, polêmicas, histórias, falação, menos merchandising, mais drama e teatro amador. O futebol no limite da era do improviso.

Os jogadores profissionais eram um tipo diferente de ídolo, mais próximos, menos “eficientes”. O futebol era pertinho, quase na esquina.

O colorido da capa, revista Placar, os textos que estimulavam ler, alguns bons de verdade, lidos hoje ainda bons de verdade. Placar era na banca e a banca era outro universo mítico…

Banca de jornal eram as revistas em quadrinhos, outras que não que se entendia, revistas de historias de terror, fotonovelas, uma industria pop tão amadora como os jogadores ídolos, uma industria amadora, mas que custava alto e não cabia no bolso das calças rancheiras.

A vontade era de levar o colorido das bancas de jornais para dentro de casa, todos as imagens dos jogos ouvidos no domingo, ter os jogadores reais jogando nos times de botão, os heróis de quadrinhos, tudo palpável.

E á terça feira novamente, na banca de jornal toda a discrição que um menino de 10, 11 anos pode apresentar, esgueirar a banca e abrir discretamente a revista Placar, as imagens do futebol:

– Deixa a revista Placar aí, muleque – a voz era firme e indiscreta, definitiva.

Essa voz se repetiu algumas vezes, mas a rebeldia de abrir a revista insistia, o espaço colorido de mitos e imagens desejadas, era o espaço da transgressão, de tentar abrir o colorido da vida toda terça feira.

20130511-105049.jpg

Anúncios
1 comentário
  1. arnobiorocha disse:

    Ricardo,

    Tempo em que jornais e revistas ainda tinham alguma coisa a nos dizer. Saudades?

    Arnobio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: