“O urubu faltou ao encontro”


A mídia investiu pesado para azedar o sentimento geral contra a Copa do Mundo. Operou esta empreitada no limite do cinismo, numa fronteira perigosa onde ficou a centímetros do conflito de interesses dela própria e dos seus principais patrocinadores.

A Copa começou, a maior surpresa foi o nível técnico das partidas, na média bem mais alto que nas últimas edições da competição.

Nas ruas o aumento evidente de consumo e de circulação de pessoas, previsível num evento que congrega países de todos os continentes.

A torcida por grandes blanks, catástrofes ou tragédias virou quase um ruído isolado de black blocs quebrando agência de carros importados.

O caos não veio, a equação tantas vezes usada do “isso é Brasil”, “só no Brasil isso acontece” ou “tinha que ser no Brasil” deu com os viralatas n’agua.

Qual o movimento natural das editorias? Surfar no exito e no otimismo, despolitizar o discurso antes politizado por eles mesmos. Bastou exercitar o cinismo subjacente em tudo no jornalismo atual. Fácil.

“A Copa é do Brasil, não do Governo do PT” nos últimos dias pudemos ler este tipo de frase nos comentários típicos dos leitores manadas. As editorias em consonância praticam um “singelo” “esqueçam o que escrevi” efehagaciano.

Inesquecíveis foram os furos. A entrevista mash up de Mario Sérgio Conti com o “não Felipão”, o roubo do “Viva a Vaia” de Augusto de Campos para desancar Dilma e serem desancados pelo próprio poeta numa carta certeira. Os dossiês todos prevendo o caos.

Frágil jornalismo desleixado que se preparou para desprezar e detratar algo que veio na contramão dos seus desejos. Foi pego de calça curta e produziu excrescências como as citadas acima.

Tem muita Copa ainda, inclusive há tempo para que se contradiga a contradição da mídia. A Copa ainda pode dar aos desejosos secadores pequenos fracassos prazeirosos, mas o movimento de pular fora do pessimismo é generalizado.

20140622-085822.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: