“Professor Nicolau Sevcenko”


Há alguns anos tive a oportunidade de mediar uma palestra do Professor Nicolau Sevcenko. Foi dentro de um projeto que criamos em São Bernardo do Campo chamado MundoLivro. Sevcenko discorreu sobre conhecimento, sobre poder, sobre literatura, sobre desenvolvimento, a fala em síntese e o conhecimento aguçado, com fluídez e argúcia.

O professor deixou calada e atenciosa uma audiência de gente muito diferente entre si. Ele sorria, ele se envolveu e envolveu as pessoas. Era uma tarde de sábado na Biblioteca Monteiro Lobato e todos saíram felizes, inclusive e principalmente o Professor Nicolau. Simples, ele me perguntou baixinho ao final: “será que gostaram”?

Saímos juntos, fui de de carona com o carro da Prefeitura para São Paulo e o deixamos na sua residência, no tradicional bairro do Belenzinho, quando saiu do carro o professor disse:
 
– Adoro esse bairro!! 
 
Dois dias depois (na segunda) recebi um email de sua secretária informando que naquela noite o Professor tinha chegado feliz em casa e que afirmara ter gostado muito de sua experiência em São Bernardo, horas depois sua mãe faleceu, e seu sábado fôra um misto de tristeza e felicidade.
 
Aquela  foi a segunda vez que eu estive no mesmo espaço que ele: a primeira, no ano de 1997, Londres, no histórico Astoria Club, Charing Cross Road, onde pude vê-lo no meio da platéia num show do Einstürzende Neubauten, banda alemã do guitarrista Blixa Bargeld. O eclético e ligado professor ouvindo o som do rock industrial, um homem envolvido com seu ofício, com a vida, com seu tempo, com as coisas ao seu redor.
 
Fico sabendo agora à noite (13/08/2014) que o historiador, pensador e apaixonado professor, Nicolau Sevcenko faleceu há algumas horas. Com toda certeza ele proporcionou uma das maiores experiências que tive na minha vida profissional, um verdadeiro contato com um pensador original. Foi alegria naquele sábado, é tristeza agora com sua perda. Um apaixonado pelo Brasil e de um modo muito especial por Lima Barreto.
 
Obrigado, Professor por ter dado vida à outras vidas.

Nicolau foto para Alice[1]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: