“Às urnas”


O embate Dilma Roussef x Marina Silva talvez tenha sido a síntese dessa eleição. De um lado o Governo Dilma com suas realizações e furos de 12 anos e as contradições da práxis, do outro uma crítica difusa e errática de uma candidatura que se bipartiu entre tragédia e discurso genérico e aderente ao conservadorismo.

Em algum momento dessa eleição (especificamente na subida meteórica de Marina Silva) tive a esperança de que o debate programático iria se aprofundar, mas o discurso confuso da “nova política” marinista somado às pautas conservadoras tradicionais reduziu o debate ao velho binômio financismo x desenvolvimentismo.

Aécio Neves é a década de 90 revisitada com um verniz canastrão, pouco trouxe de substancial à campanha, a não ser a o fato de assumir a era FHC, o que não foi feito por Serra em 2010. O PSDB de grande antagonista virou mero contraponto e sua sorte é que a candidatura Marina não conseguiu passar dos benefícios de uma tragédia, o que fez os tucanos recuperarem fôlego na reta final.

O que menos apareceu nessa eleição 2014, e isso temos que lamentar, foi a voz dos candidatos aos cargos legislativos. Não que em outras eleições essa voz tenho sido presente, pois candidatos a deputado e senador sempre são coadjuvantes em pleitos gerais, mas as supostas demandas originadas nos movimentos de junho de 2013 deixaram no ar questões que são em parte decorrentes dos vazios existentes entre parlamento e sociedade. Este debateu não ocorreu

Ficou a impressão que o discurso da “nova política” foi usado para encobrir a incapacidade da velha política de dar respostas a velhas demandas da democracia. Corremos o risco de elegermos um parlamento fragmentado em demandas isoladas, com um perfil nitidamente conservador e retrógrado e com os partidos relegados a ratificadores de legendas para franco atiradores.

Dilma Roussef tem o papel espinhoso de dar sequência ao trabalho de diminuição das desigualdades sociais e dos anacronismos históricos do país, Marina e Aécio, se ficarem restritos ao que propuseram são o retrocesso anunciado.

Às urnas.

urna620

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: