“NWA”


 

Graças a banquinha de piratas da Augusta pude conferir ontem a cinebiografia dos pioneiros NWA (Niggaz wit Attittude), Straight Outta Compton. Simplesmente o grupo que explicitou de forma mais contunde e criativa a violência das ruas dentro da dictomia policiais x jovem negro pobre, que serve para qualquer lugar do mundo.

O cenário é Compton, sul da California, condado de Los Angeles. Molecada das ruas, Eazy-e, Dr Dre, Ice Cube, Dj Yella, MC Ren deram origem ao que passou a se chamar gangsta style, com muito palavrão, uma dose grande de machismo e misogínia e um discurso de confronto com a polícia como símbolo de autoridade repressora. Um retrato cru do racismo temperado com o peso e a beleza da música negra.

O filme traduz o conflito entre criatividade, urgência, pressão da indústria e a camaradagem ingredientes compulsórios do rap. Concorreu ao Oscar teve auxílio dos originais Dr Dre e Ice Cube na produção e ouvidas hoje “Fuck The Police” e Boyz in the Hood” continuam poderosas e atuais.

img_7440

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: