“ZD”


José Dirceu de Oliveira e Silva nunca foi santo. Sua mão pesada alimentou muita polêmica dentro do PT, nunca deixou de se posicionar e incomodar.
Os caminhos e descaminhos do PT desde a abertura democrática até a eleição de Lula em 2002, tiveram as digitais e a assinatura de ZD. Pouco importa se gostamos ou não disso.
Não há porque santificar nem demonizar ninguém na política. Política é embate, e na construção de projetos de poder e governo decisões têm que ser tomadas, muitas delas polêmicas, raramente consensuais. Quem decide paga alto preço, há quem sirva apenas pra ser pedra, nunca vidraça, são exatamente os que fogem de tais decisões.
Foi com a prisão e condenação de ZD que o projeto de governo do PT começou a ruir, sendo ele o seu principal artífice. O mensalão foi pra derrubar ZD, na falta de Lula, acertaram o construtor.
Preso, ele jamais falou, mandou recado ou prometeu delação. Na república da caguetagem isso não é pouco. ZD se manteve firme. Irritou o coração da judicialização da política.
Hoje, beneficiário de habeas corpus (dispositivo constitucional e legítimo), ZD recebeu sinal verde pra sair da prisão. Não se sabe quanto tempo ele ficará ileso e à salvo do estado de exceção instaurado na capital fria, mas foi uma vitória.
Zé Dirceu sai da prisão pela porta da frente, sem bravatas e espetacularização. Acusações foram várias, poucas provas e muitas ilações, um processo kafkaniano e inconcluso.
O ódio ao ex deputado petista transcende às colorações ideológicas. Ele é odiado tanto pela esquerda recreativa como pela direita hidrófoba. Vai continuar, coerentemente, gerando polêmicas.
Segue a história…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: