“Um dia no cais”


Não me lembro em que ano li pela primeira vez o escritor paulista de Osasco, João Antônio. Lembro que foi nos anos 70, que eu era jovem (12, 13 anos) e que não foi livro, foi revista. 
Era a revista Realidade, coleção herdada do meu avô Pedro, que pena,  se perdeu no tempo, nas minhas casas, na vida. Eu fuçava tudo na casa e a curiosidade às vezes me ajudava.
Foi o conto reportagem "Um dia no Cais" publicado em setembro de 1968 na Revista Realidade. A reportagem que virou conto (pode ser o contrário também) foi uma encomenda do editor da revista, Paulo Patarra. 
João Antônio ficou dois meses hospedado perto do cais de Santos, perambulando e vivenciado os dias e seus personagens. Deu no que deu, dizem a primeira reportagem conto escrita no Brasil.
Posteriormente ele publicou o conto com o nome abreviado "Cais" no livro Malhação do Judas Carioca.
Quando li "Um dia no cais" não sabia quem era e o que representava, João Antonio, foi definitivo. Seu ritmo, a linguagem, os tipos, as imagens do povo das ruas. Pouco depois conheci "Malagueta, Perus e Bacanaço" e mergulhei…
Hoje, ele, Lima Barreto e Graciliano Ramos guardam lugar no meu profundo eu e ali viverão no que me resta de vida.
"O que se chama noite não vem da luz elétrica. Nem das lâmpadas dos trilhos dos bondes se atirando sobre os paralelepípedos. Nem vem da lua ou das estrelas no céu, depois do lusco-fusco, hora muito fanada que pinta de preto casas, homens, mulheres e viventes do cais. Noite, noitão—aquela acesa, que se abre para a vida, arrebenta, é quando se acendem os luminosos dos cabarés. E a rua fica acordada. 
O cais muda de cor e de tom num lance. Há uma lei nas ruas. Uma danação: a rua está tocada. Sopra uma alegria. Um sentimento feroz vai varrendo. Viver."

Deixe um comentário

