“Lima Barreto se movendo”


Texto de 11 de maio de 2017

“No passado! Mas… o passado é um veneno. Fujo dele, de pensar nele e o bonde entra com toda a força na embocadura do Mangue. A usina do Gás fica ali e olho aquelas chaminés, aqueles guindastes, aquele amontoado de carvão de pedra. Mais adiante, meus olhos topam com medas de manganês… E o bonde corre, mas “Titio Arrelia” não diz mais pilhérias, nem assovia.”
Lima Barreto
Se fossemos resumir num ato a democracia, não vacilaria um segundo em dizer que esse ato seria mover-se na cidade. Mover-se é amplo, abrange todos os direitos, amplia os limites da vida.
Estar nos lugares onde as coisas acontecem ou fazer coisas acontecerem em diversos lugares tem como “a priori” a movimentação. As ideias correm contra a inação, daí a cidade se transforma, ausentar-se é perder direitos.
A forma mais eficiente de excluir alguém é sequestrando seu tempo. Ônibus desconfortáveis, trens atrasados, metrôs curtos, retos e com conexões obtusas. O preço do pão e da passagem se equivalem em fomes e carências.
O ir e vir não será compreendido na sua amplitude quando restrito a partidas e chegadas, o percurso sempre será a prova dos nove. Obstruir percursos é um instrumento poderoso de exclusão.
Nos últimos meses tenho atravessado a área metropolitana de oeste a sudeste. Vejo tanta coisa nas conexões da vida. As pessoas sobrevivem à precariedade do transporte com táticas diversas. Ler, ouvir música, pensar na vida e tantas outras formas ocultas ao olhar. Nesses caminhos estar atento é uma forma de aprender.
Mover-se é direito, não privilégio. As ruas na sua superfície podem até parecer iguais, mas seus detalhes, sua história, seu patrimônio imaterial dependem de quem nelas podem se mover e escrever capítulos, como bem sabia e registrava Lima Barreto dentro dos bondes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: