“Barra Pesada”


Sempre adiei minha vinda pra Florianópolis. Nunca me animei. Imaginava um lugar de surf e flower power de butique. Tô aqui. Peguei carona na vinda da minha companheira (Gabriela) e do amigo (Thiago) para o Fazendo Gênero na UFSC. Lugar lindo, diverso, altas paisagens. Um contraponto para o momento político.

Mas é justamente o momento político e a devassidão que nos rodeia que me persegue. Não há paisagem que suporte encobrir e fazer esquecer.

Drama? Não mesmo.

Quando eu adolescia no final da ditadura, eu ouvia falar em barra pesada. A barra pesada da ditadura. A escuridão da tortura e da perseguição. Não sabia traduzir.

Cresci politicamente na abertura, na decadência da ditadura. Tudo era esperança, tudo tendia ao avanço. Nós queríamos mais. Volta do exílio, o PT nascendo, shows ao livre. A esquerda dando o tom da voz pública.

Diretas, constituinte, primeira eleição direta, combater FHC, eleger Lula, Lula, Dilma. Golpe.

Em pouco mais de um ano voltei trinta anos atrás. Vejo e sinto claramente a barra pesada. Ela pesa na real, penso que seja diferente da barra dos militares. Hoje vem travestida de legalismo, troca de farda por terninho preto.

Claro que os ternos pretos sempre foram artífices de todas barras pesadas, mas agora estão à testa.

Eu aqui, na terra bonita, sul da ilha do sul. A barra pesada é um contraponto, ela agora é clara. Cresce todo dia.

Meus amigos sentiram o golpe. Uns perdem o juízo, perdem amores, perdem emprego. Nossos poetas, músicos, pensadores perdem a vida. Sim, sim aqueles que cantaram a abertura, a democracia e a esperança estão indo.

A ditadura e o golpe de 2017 são mais cínico, da mesma gente sórdida de sempre, armado com a moral e o legalismo. A direita avança e perde cada dia mais o pudor. Estamos numa sinuca de bico, não sabemos ainda como resistir. Parei pra pensar, na vida e na política nessa beleza de lugar que nunca vi. A volta não tarda, logo vou embora.

Deixe um comentário

